Quem foi o primeiro jogador de um clube santista a ir para a Copa do Mundo?
O Santos Futebol Clube é um dos times brasileiros que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira na história. Foram oito Copas do Mundo em que a Amarelinha teve pelo menos um jogador do Peixe. Além disso, o alvinegro praiano era a casa de Pelé em praticamente todas as convocações do Rei para a Canarinho. No entanto, o primeiro jogador da cidade de Santos a vestir a camisa da Seleção Brasileira não saiu da Vila Belmiro.
Estamos falando de Argemiro, meia que defendia a Portuguesa Santista e que foi convocado para a Copa do Mundo de 1938. Argemiro Pinheiro da Silva nasceu em Ribeirão Preto em 3 de junho de 1916. Com apenas 15 anos, ele começou a jogar nos times amadores do Rio Preto. Em 1935, chamou a atenção dos dirigentes da Portuguesa, que o trouxeram para Santos.
Ele rapidamente se tornou o principal jogador da Briosa, atuando no clube entre os anos de 1936 e 1938. Com boas atuações nos Campeonatos Estaduais, Argemiro acabou chamando a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Ademar Pimenta. E foi assim que em 1938, o treinador convocou o meia da Portuguesa Santista para a disputa da Copa do Mundo na França.
Em 14 de junho de 1938, Argemiro fez sua estreia pela Amarelinha. O Brasil venceu a Tchecoslováquia por 2 a 1, classificando para as semifinais da competição. Argemiro acabou não entrando mais na competição, e Brasil perdeu para a Itália nas semifinais. Pelo fato de ter sido um jogador de Copa do Mundo, o atleta da Briosa chamou a atenção dos grandes clubes no Brasil e acabou sendo contratado pelo Vasco.
Prestes a completar 20 anos, o centromédio tornou-se um dos principais jogadores da Portuguesa Santista. Nas temporadas em que defendeu o clube (1936-37-38), a Briosa conseguiu ser terceira colocada em todos os campeonatos estaduais que disputou, terminando na frente dos rivais do município, o Santos e o Hespanha (atual Jabaquara). Suas atuações chamaram a atenção do técnico do escrete nacional, Ademar Pimenta. Argemiro, mesmo sem qualquer experiência com a então camisa branca da seleção, foi convocado para a disputa da Copa do Mundo de 1938, na França.